Tivemos perto de 30 participantes na primeira sessão de capacitação e de demonstração de boas práticas agrosilvopecuárias do Programa Territorial +SOLO +VIDA.
O workshop “Cercas elétricas para gestão de pastagens” foi a primeira sessão de capacitação e de demonstração de boas práticas agrosilvopecuárias do Programa Territorial +SOLO +VIDA.
Esta ação reuniu, no dia 24 de fevereiro de 2023, em Corte Gafo de Baixo, Mértola, 30 técnicos e agricultores envolvidos no projeto e provenientes de outras regiões do Alentejo e do Algarve com que se partilhou conhecimento teórico e prático sobre esta ferramenta, uma alternativa às cercas convencionais permanentes utilizadas de forma generalizada no Parque Natural do Vale do Guadiana.
Com o conhecimento e manutenção adequada, as cercas elétricas móveis são uma solução prática e eficaz na divisão das parcelas para o pastoreio de ovinos. Permitem distribuir o gado nos locais onde a vegetação é mais abundante e nutritiva, favorece a renovação da vegetação herbácea e previne a erosão, assim como, contribui para conservar o carbono armazenado no solo.