No dia 10 de maio, reunimos mais de 20 interessados numa nova ação de capacitação do Programa Territorial +SOLO +VIDA promovida pela ADPM, juntamente com os parceiros NBI – Natural Business Intelligence e a Universidade do Algarve.
Incidindo sobre um dos temas mais marcantes da atualidade e determinante para o futuro do Baixo Alentejo, a formação gratuita “Gestão da água e do Solo: Boas práticas para a Conservação de Linhas de Água e Controlo da Erosão pretendeu partilhar conhecimentos e demonstrar medidas de adaptação às alterações climáticas já em curso, replicáveis em cenários de seca, de degradação dos sistemas aquáticos e de perda de solo produtivo.
Estes factores acentuam o risco de desertificação e condicionam a fertilidade, o equilíbrio ecológico e a sustentabilidade das explorações agrosilvopecuárias inseridas no Parque Natural do Vale do Guadiana.
A primeira parte deste workshop decorreu em sala com as apresentações de Paulo Pereira (NBI) e de Carla Antunes (Universidade do Algarve) dedicadas ao tema. Posteriormente, no campo, seguiu-se a explicação numa das áreas-piloto do Programa Territorial +SOLO +VIDA onde será implementada a medida de restauro de linhas de água, localizada na Sociedade Agrícola Vargas Madeira.
A plantação de bosquetes e manutenção e restauro das lihas de água enquadram-se na estratégia de combate à desertificação e de adaptação às alterações climáticas. Estas medidas promovem, respetivamente, a conservação do solo e o restauro da sua capacidade produtiva, assim como, uma maior infiltração da água que abastece os aquíferos. Complementarmente, preserva-se a biodiversidade dos sistemas agrosilvopecuários.