Devido à grande variabilidade de precipitação, a períodos intensos de seca ou ao uso da água para regas e abeberamento animal, as charcas e barragens são sujeitas à oscilação dos níveis de água, o que influencia as condições de instalação, permanência e sobrevivência da vegetação ripícola.
Com o objetivo de conservar a qualidade da água e restaurar o equilíbrio do ecossistema aquático, uma das soluções propostas é a instalação de plataformas flutuantes de cortiça com plantas depuradoras nas charcas das explorações agrosilvopecuárias dos agricultores parceiros do Programa Territorial +SOLO +VIDA.
Estas estruturas flutuantes são uma medida de naturalização de baixo investimento. Ao serem colocadas em zonas de maior profundidade, permitem a adaptação da vegetação aquática depuradora e proporcionam um refúgio para várias espécies da fauna e nidificação de aves.
Esta é uma das 10 Boas Práticas Agrosilvopecuárias propostas neste projeto coordenado pela ADPM com impactos positivos na retenção de água e conservação do solo.
Saibam mais neste vídeo explicativo e nas páginas 94 e 95 do Manual do projeto LIFE Montado-Adapt disponível em: www.lifemontadoadapt.com