Apresentação Pública
Programa Territorial
+SOLO +VIDA
Pavilhão Multiusos de Mértola
Mais de 45 pessoas estiveram presentes na “Apresentação Pública do Programa Territorial +SOLO +VIDA e Iniciativas Sinérgicas” que teve lugar, no dia 3 de outubro, no Pavilhão Multiusos de Mértola.
Esta foi uma oportunidade para dar a conhecer este recente projeto de combate à desertificação, que abrange 94 hectares do Parque Natural do Vale do Guadiana, e convidar os agricultores interessados a participar.
Ao mesmo tempo, foram divulgadas outras iniciativas sinergéticas de adaptação do montado às alterações climáticas e de valorização dos serviços ambientais dos ecossistemas com a participação de Teresa Pinto-Correia (MED – Universidade de Évora) e de Ana Cristina Cardoso (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas).
Apresentação / Programa:
› Programa Territorial +SOLO +VIDA
Saiba como fazer parte desta iniciativa que irá capacitar os agricultores do Parque Natural do Vale do Guadiana, criar modelos de governança e implementar e avaliar, em 94 ha., boas práticas para o combate à desertificação e adaptação às alterações climáticas.
ORADORES:
• Maria Bastidas – Associação de Defesa do Património de Mértola
É licenciada em Geografia e Mestre em Restauro de Ecossistemas. Tem mais de 15 anos de experiência em desenho, implementação e coordenação de projetos de conservação e valorização dos recursos naturais e desenvolvimento rural, assentes na investigação aplicada, inovação social, na cooperação territorial e nas parcerias público-privadas.
• João Madeira – Cooperativa Agrícola do Guadiana
É licenciado em Engenharia Agronómica e Mestre em Economia Agrária e Sociologia Rural. É sócio-gerente e responsável técnico-administrativo da Sociedade Agrícola Vargas Madeira, Lda., empresa dedicada à produção de ovinos e bovinos e situada no concelho de Mértola.
Desde Janeiro de 2020, é presidente do conselho de administração da Cooperativa Agrícola do Guadiana.
É, ainda, membro do Conselho Estratégico do Parque Natural do Vale do Guadiana e do Grupo de Diálogo Civil “Agricultura Biológica” da Comissão Europeia.
Maria Bastidas – Associação de Defesa do Património de Mértola
João Madeira – Cooperativa Agrícola do Guadiana
› Pagamentos por resultados ambientais
Um projeto-piloto no Montado
Em Junho de 2018, um grupo de 20 produtores, investigadores e elementos da administração pública, unidos pelo seu interesse no Montado, deram início à construção de um novo modelo de implementação de medidas agro ambientais baseadas em resultados, centradas no agricultor que suportam uma agricultura sustentável na região. Nesta apresentação vamos explicar como funcionam e em que etapa nos encontramos.
ORADOR:
• Teresa Pinto-Correia – Universidade de Évora
É geógrafa, Professora Catedrática da Universidade de Évora e Directora do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (med.uevora.pt). Tem 120 publicações científicas referenciadas internacionalmente.
Vice-Presidente da Missão “Soil Health and Food” do Horizonte Europa, Comissão Europeia.
Consulte a apresentação (PDF)
“Pagamento por resultados ambientais – um projeto-piloto no Montado”
Teresa Pinto-Correia – Universidade de Évora
› Projeto-piloto do PNVG
Sensibilização ambiental sobre boas práticas agrosilvopastoris
Em complemento com as ações de restauro de habitats, pretende-se que o projeto-piloto do Parque Natural do Vale do Guadiana contribua para a adequação de comportamentos face à conservação do solo, dos habitats e das espécies, que, no seu conjunto, concorram para a dinâmica existente, mas que estão em risco devido aos processos de desertificação e de acentuação dos fenómenos extremos climáticos.
ORADORES:
É técnica do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, onde tem acompanhado e desenvolvido diversos assuntos relativos à gestão e conservação de espécies e habitats ameaçados, tais como o Plano de Gestão do Parque Natural do Vale do Guadiana ou o Plano de Ação do Saramugo. Atualmente, a sua atividade centra-se na implementação de projetos de gestão de habitat e de monitorização de espécies.
• Teresa Silva – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas
• José Faustino – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas
• Guilherme Santos – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas