Parque Natural
do Vale do Guadiana

Limites do Parque Natural do Guadiana
Limites do ZPE do Vale do Guadiana

Veja em: geocatalogo.icnf.pt

Área: 69 666 hectares
Localização: Sudeste de Portugal
Região: Baixo Alentejo
N.º habitantes: 114 863 habitantes (censos de 2021, INE)

Ocupação do solo:

32,16%

áreas agrícolas

26,24%

áreas agrossilvopastoris

18,34%

áreas florestais

11,20%

prados e pastagens

9,14%

matos

Enquadramento

O +SOLO +VIDA desenvolve-se no Parque Natural do Vale do Guadiana e na ZPE do Vale do Guadiana, abrangendo parte dos concelhos de Mértola e Serpa. A área protegida foi criada em 1995 com o objetivo de conservar o património natural e de promover a sustentabilidade das atividades sócio-económicas tradicionais existentes na envolvente naquele que é considerado o “grande rio do sul de Portugal” e que lhe dá o nome.
O PNVG tem início a montante do Pulo do Lobo e estende-se até à Foz da Ribeira do Vascão. Esta área classificada é habitada por espécies da fauna e flora protegidas em sistemas ecológicos e habitats de classificação prioritária (PTZE0047, PTCONN0036 e sítio RAMSAR Ribeira do Vascão).

Os montados de azinho com subcoberto de culturas arvenses, pastagens e pousios predominam na paisagem e são o suporte da agropecuária praticada na região. Esta é a principal atividade económica da população residente na área protegida com as áreas agrícolas a representar 32,16% do uso do solo e as áreas agrossilvopastoris a corresponder a 26,24% de ocupação. É por estes motivos que a disseminação de boas práticas silvoagropecuárias destinadas à reflorestação de terras agrícolas, à proteção do solo, à conservação da água e da biodiversidade, propostas neste projeto, são tão importantes para salvaguardar o futuro e a sustentabilidade económica, social e ambiental desta região do Baixo Alentejo.

O +SOLO +VIDA pretende sensibilizar e capacitar os agricultores, mas também os agentes locais que desenvolvem a sua atividade nesta área protegida, a ter um papel ativo no controlo e prevenção da degradação das terras nos sistemas agroflorestais e nas pastagens extensivas que caracterizam a paisagem do PNVG.

Sendo este um território afetado por fenómenos naturais como a desertificação e a erosão do solo, torna-se urgente e incontornável promover medidas e ações de base local regenerativas, concertadas com as partes interessadas, assentes na ciência e ajustadas à realidade existente de modo a fomentar a resiliência e a adaptação às alterações climáticas junto dos agricultores atuando nas suas explorações agrícolas

Saiba mais sobre a área protegida do Vale do Guadiana nesta página do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e no livro de celebração dos 25 anos do PNVG, disponível aqui.

O Programa Territorial +SOLO +VIDA é um dos quatro projetos aprovados ao nível nacional pelo Fundo EEAGrants, aviso “projetos de preparação para condições meteorológicas extremas e de gestão de riscos no contexto das alterações climáticas”.