Programa Territorial +SOLO +VIDA

Resultados

Com o objetivo de capitalizar e replicar o conhecimento adquirido no decorrer deste projeto, foram realizadas ações de capacitação de participação gratuita e elaboradas 10 fichas técnicas com a informação principal das boas práticas agrosilvopecuárias implementadas nas 18 áreas-piloto. 

Fichas técnicas 

Saiba mais sobre as 10 Boas práticas agrosilvopecuárias recomendadas para a prevenção da erosão, o combate à desertificação e a mitigação e adaptação às alterações climáticas 

Capacitação e demonstração

A ADPM co-organizou com os  parceiros 5 ações de capacitação gratuitos o formato de workshops presenciais gratuitos. Estes foram dirigidos aos  agricultores aderentes ao projeto, aos produtores pecuários e técnicos que prestem aconselhamento no Parque Natural do Vale do Guadiana.

Cercas elétricas para a gestão das pastagens (cartaz de divulgação)

Gestão adaptativa do pastoreio (módulo 1: introdução gestão holística e módulo 2: planificação avançada do pastoreio) – (cartaz de divulgação)

O valor das suas pastagens: identificação botânica (cartaz de divulgação)

Gestão da água e do solo: boas práticas para a conservação de linhas de água e controlo da erosão (cartaz de divulgação)

Compostagem – o regresso ao solo dos subprodutos da atividade pecuária (cartaz de divulgação)

Modelo de governança

A dinâmica de participação cos agricultores foi implementada em parceria com o MED da Universidade de Évora com o objetivo de criação de um modelo de governança participativo com continuidade, após o fim do projeto.

Foi realizado um diagnóstico do setor agrícola local que identificou os obstáculos à adoção das boas práticas propostas, oportunidades subexploradas para potenciar a sua implementação e as fragilidades do atual modelo de governação.

 

Leia aqui o relatório da 1.ª Reunião entre os agricultores embaixadores do Programa Territorial +SOLO +VIDA, realizada a 16 de novembro de 2023 

 

Nas ações de capacitação promovidas pelo Programa Territorial +SOLO +VIDA tivemos uma média de 25 a 30 participantes

O Programa Territorial +SOLO +VIDA é um dos quatro projetos aprovados ao nível nacional pelo Fundo EEAGrants, aviso “projetos de preparação para condições meteorológicas extremas e de gestão de riscos no contexto das alterações climáticas”.